PATAGÔNIA ARGENTINA E PATAGÔNIA CHILENA

(torres del paine – el calafate – perito moreno – el chaltén – ushuaia)

A Patagônia é o nome dado à região sul da América do Sul que engloba os países Argentina e Chile.

A maior parte da Patagônia encontra-se na Argentina, a qual é conhecida como Patagônia argentina e a outra parte como Patagônia chilena.

A Patagônia chilena engloba desde Puerto Montt, passando por Termas de Puyuhuapi, Skorpios Cruises, Torres del Paine, Puerto Natales até a famosa cidade Punta Arena.

A Patagônia argentina, que fica bem ao lado da patagônia chilena inicia na Cordillera del Viento, passando por Las Lajas, Neuquén, Villa El Chocón, Viedma, Puerto Madryn, Trelew, Los Altares, Perito Moreno, San Julián, Puerto Santa Cruz, Rio Gallegos e também as famosas cidades de El Chaltén, El Calafate e Ushuaia que também é conhecida como Tierra del Fin del Mundo ou Tierra del Fuego.

A região da Patagônia, no geral, possui uma imensa área ainda não explorada devido ao clima inóspito e também à geografia bem acidentada.

A área que já é explorada tanto na Patagônia argentina como na Patagônia chilena tornou-se um enorme Playglaund para montanhistas, escaladores e turistas em busca de aventura e paisagens inigualáveis.

TORRES DEL PAINE PATAGÔNIA CHILENA

No chile temos o famoso Parque Nacional de Torres del Paine que possui o circuito W e também o Circuito Paine Grande, que no Brasil é conhecido como Circuito O.
O circuito w em Torres del paine é conhecido por ser uma das travessias mais lindas do Mundo e o Circuito O é a complementação do circuito w.

O circuito W em Torres del Paine inicia na Hosteria Las Torres e vai até o Mirador Grey, passando por:

  • Refugio e camping Chileno
  • Mirador Torres
  • Lago Nordenskjold
  • Refugio e camping Los Cuernos
  • Camping Italianos
  • Vale do Frances
  • Refugio e camping Paine Grande
  • Mirador Grey

Existem alguns refúgios no meio do circuito w em torres del paine mas para conseguir reserva são necessários muitos meses de antecedência.
O ideal é ficar nos campings e mesmo assim em alta temporada é comum estarem cheios, mas são bem mais tranquilos de conseguir vaga.

TORRES DEL PAINE DICAS

O circuito w em Torres del Paine é feito normalmente em 5 ou 6 dias mas o ideal é fazê-lo em 7 ou 8 dias para que se possa aproveitar bem cada perna do circuito W e principalmente para poder ter um ou dois dias de backup caso o tempo fique ruim, o que é muito comum em toda a Patagônia chilena.

Que o circuito w em torres del paine é um dos circuitos mais bonitos do mundo, disso não há dúvida, mas também é uma travessia exigente e as pessoas que quiserem fazê-la devem começar a preparar-se fazendo outras travessias pesadas utilizando mochila cargueira com alguns meses de antecedência.

Para fazer o circuito w em Torres del Paine é indispensável ter um guia experiente, pois mesmo no verão o clima é muito instável e ficar perdido em uma noite fria que pode facilmente chegar a 3 graus negativos e ainda sem barraca ou saco de dormir pode custar a própria vida.

TORRES DEL PAINE QUANDO IR

A melhor época para fazer o circuito w em torres del paine na Patagônia Chilena é entre início de dezembro e a primeira quinzena de março. Nessa época do ano o clima é mais favorável para se caminhar sem que se passe frio extremo, como é o caso do inverno em torres del paine.

PATAGÔNIA ARGENTINA

Na Patagônia argentina existem vários roteiros para quem busca caminhar no gelo, trekking em montanhas, escalada e aventura.
As principais cidades para a prática do trekking na Patagônia argentina são El Chaltén, El calafate e Ushuaia

CHALTÉN ARGENTINA

Em Chaltén Argentina, conhecida como a capital do trekking na Patagônia possui as caminhadas mais variadas e bonitas de toda a Patagônia argentina.

Se você busca aventura, com certeza você precisa fazer uma viagem para patagônia e aproveitar os trekking em chaltén e também o minitrekking no Perito Moreno.
Boa parte das trilhas em Chaltén possui a perfeita vista para o Cerro Fitz Roy, Cerro Torre e para lagunas espetaculares formadas pela água de desgelo como a laguna de los três, laguna capri, laguna torre, laguna sucia e outras lagunas maravilhosas, todas com uma cor azul inigualável.

É possível fazer trilhas do tipo “bate e volta” saindo da cidade de Chaltén como são os casos das trilhas para:

  • Poincenot el chalten
  • Loma del Piegle Tumbado
  • Mirador Maestri

Os trekkings e mirantes (também conhecido como mirador) mais bacanas de se fazer em el chaltén e, para ter um bom aproveitamento do roteiro é necessário acampar, pois são circuitos de trilhas e travessias mais distantes da cidade de el chaltén, como é o caso da Laguna de Los Tres que é necessário acampar no camping Poincenot.

Outro bom exemplo é o paso del cuadrado que só é possível fazer se ficar no camping ou refugio Piedra del Fraile el chalten.

PATAGÔNIA ARGENTINA ROTEIRO – CHALTÉN

  • Acampamento Poincenot
  • Laguna de los três
  • Loma del Piegle Tumbado
  • Piedras Blancas
  • Piedra del fraile el chalten
  • Paso del Cuadrado
  • Mirador Fitz Roy
  • Camping deagostini
  • Mirador Maestri
  • Laguna Sucia

Esses roteiros acima são os mais comuns em El Chaltén.

PATAGÔNIA ARGENTINA MELHOR ÉPOCA

A época perfeita para fazer trilhas e travessias na patagônia argentina é no verão que é do mês de dezembro a início do mês de março.

PATAGÔNIA ARGENTINA QUANDO IR

A melhor época para ir à Patagônia argentina é no verão devido ao clima que não é tão frio e também devido ao dia que possui mais luz. Entre dezembro e março o dia pode chegar até 10 horas com luz do sol, o que é perfeito para as travessias e caminhadas mais longas, tendo um aproveitamento máximo.

PATAGÔNIA ARGENTINA CLIMA

No verão o clima patagônia argentina ou clima da patagônia chilena pode variar entre 2 graus negativos em noites frias e 18 graus positivos em dias quentes. Isso vai depender de em qual parte da patagônia e em qual altitude estiver. Vale ressaltar também que é comum em alguns lugares ter ventos gelados, o que dá a sensação térmica mais baixa.

PATAGONIA ARGENTINA – CALAFATE

El Calafate é uma cidade muito interessante que recebe muitos turistas que buscam aventura na patagônia argentina.
Do centro da cidade de Calafate é que partem os passeios mais bacanas, como o tradicional mini trekking Perito Moreno, que é uma pequena caminhada no gelo de nível leve no glaciar Perito Moreno e também a visita ao bar de gelo. A cidade por si só já é muito agradável para relaxar e passear.

O Perito Moreno é um dos glaciares mais famosos do mundo.

Dá para aproveitar o glaciar perito moreno de várias maneiras:

  • Passarelas Perito Moreno
  • Mini trekking Perito moreno
  • Big ice Perito Moreno
  • Passeio de barco Perito Moreno

Ushuaia é a última cidade do extremo sul da Patagônia Argentina. Conhecida como a cidade mais austral do mundo e também como a cidade do fim do mundo, possui diversos atrativos turísticos para todo tipo de público que busca aventura, esporte e frio.
É em Ushuaia que se encontra o famoso Parque Nacional Terra do Fogo (Parque Nacional Tierra del Fuego) e também a famosa Laguna Esmeralda.
Ushuaia é uma ótima opção na Patagônia Argentina para quem procura esportes de aventura e esportes radicais.

Existem diversos lugares para se visitar e fazer caminhadas, como:

  • Senda pampa alta
  • Senda costera
  • Lago roca
  • Baia lapataia
  • Laguna esmeralda
  • Cerro del Medio
  • Glaciar Martial
  • Lago Fagnano
  • Lago escondido
  • Estancia Harberton
  • Isla Martillo – pinguinera

Em Ushuaia também é possível fazer diversos passeios como a clássica navegação pelo Canal de Beagle e Ilha Martillo mais conhecida como Pinguinera. Outro passeio bacana por mostrar um pouco da história de Ushuaia é o passeio pelo trem do fim do mundo.

Já no inverno é possível fazer caminhada na neve, passeio de treino, snowboard e ski no parque Cerro Torre, que por sinal é algo imperdível no inverno.

O snowboard em Ushuaia é um esporte de neve muito praticado no Cerro Torre, assim como o ski.

Em Ushuaia é possível alugar todo equipamento necessário e também ter aulas de snowboad e ski no Cerro Torre.

Snowboar no Cerro Torre

Ski no Cerro Torre

USHUAIA QUANDO IR

A melhor época para ir a Ushuaia vai depender do que se procura. No verão pode se fazer vários passeios e também várias trilhas bacanas, como a Laguna Esmeralda, o Glaciar Matial e outras.

No inverno a maior procura é o snowboard e o ski no parque Cerro Torre que fica em Ushuaia.
Outras boas opções para o inverno em Ushuaia são as caminhadas na neve e também os passeios de trenó.

USHUAIA MELHOR ÉPOCA

Ushuaia no verão a melhor época é nos meses de janeiro e fevereiro.
Ushuaia no inverno pode se visitar nos meses de junho, julho ou agosto.
Existe pacote Ushuaia para o verão e para o inverno atendendo a diversos públicos e a Kmon Adventure tem dois pacotes perfeitos para atender ao público que procura esporte e aventura:
Pacote Ushuaia no verão incluindo diversas trilhas e passeios.
Pacote Ushuaia no inverno com diversas trilhas na neve, passeios, snowboard e ski no Cerro Torre.